cérebro, cérebro ativo, cognitivas, Exercícios, vencer,

Dicas para melhorar seu dia a dia

Capacidades cognitivas
Saúde
Bem-estar
Memória
Agilidade de raciocínio

O cérebro é como se fosse um músculo e a mente necessita de um treino diário para não se oxidar.
Quanto mais controle tiver em relação aos seus pensamentos, mais saudável e lúcido estará o seu cérebro.
Sendo assim, como toda a ação leva a uma reação, seguem abaixo dicas para serem colocadas em prática.

Fale sozinho

Às vezes, não é suficiente uma referência visual para recordar as coisas.
Se proporcionar uma referência auditiva, será mais fácil.
Por exemplo, repita as coisas que está executando, utilizando frases como Estou estacionando na zona azul do centro comercial, Deixando as chaves do carro na gaveta

Escreva tudo

Nas manhãs e sempre que possivel, anote as suas obrigações na agenda, nomeadamente, as reuniões, o que deve comprar e a que horas combinou um almoço, um lanche ou um jantar.
Reserve uma folha para metas e projetos como Quero começar a cozinhar e No espaço de um ano aprenderei espanhol.
Releia-as para que haja estimulado a atingir as metas.



Feche os olhos e tente visualizar coisas

Perdeu algo?
Lembre-se de todos os lugares onde esteve.
Feche os olhos e pense Cheguei ao escritório, deixei a carteira na gaveta, tirei os óculos e deixei-os em determinado lugar, depois fui….
Este tipo de atividade, além de estimular as suas capacidades cognitivas, permite-lhe resolver problemas do dia a dia.

Aposte em sinais

Pôr marcas e sinais ajuda a lembrar tarefas rotineiras.
Se tem de levar o cão ao veterinário, em vez de colocar a comida do seu animal de estimação no local habitual, deixe-o na entrada da porta.
Ao tropeçar nela, perguntará Porque o pus aqui? e saberá o que tem de fazer.
Outra boa ideia é colocar pulseiras de cor no seu pulso, mude o anel do dedo, o relógio para a mão direita…

Divida e vencerá

Esqueceu a senha de acesso ao Bankline?
Para armazenar números de telefone, códigos de cartões de crédito e banco, divida os dígitos em grupos de três ou de dois.
Repita-os mentalmente cinco vezes por dia e quando precisar verá que lembrará automaticamente.

Tranquilize-se e respire

Vai fazer um exame médico e esta muito nervoso?
Este tipo de situações provoca-lhe stress e ansiedade e isso mina, pouco a pouco, a sua saúde cerebral.
Dedique dez minutos à meditação.
Refugie-se no comodo favorita de sua residencia, sem luz ou ruídos, acomode-se e centre-se na respiração.
Inspire o ar pelo nariz, até chegar ao estômago e pulmões.
Depois, expulse-o devagar pela boca.

542