colaboradoras, competitivos, conservadoras, culturais, diferentes, dinheiro, Doações, educação, Homens, mulheres, prazer, relação, risco, status, valor,

Homens e mulheres têm diferentes formas de lidar com o mundo e o dinheiro.

Conheça algumas diferenças comuns entre homens e mulheres na relação com o dinheiro.
A diferença não é uma regra e cada vez mais vem diminuindo, mas de forma geral ainda existe.

Diferenças entre homens e mulheres face as finanças

HOMENS
MULHERES

Gostam de arriscar, costumam ter atração pelo risco.
Mais conservadoras.
Nos investimentos apostam em produtos com pouco ou nenhum risco.



Mais competitivos.
Regra geral tomam decisões sozinhos.
Mais colaboradoras.
Tomam decisões partilhadas pedem opinião, até mesmo em compras pequenas.

Mais objetivos.
Agem com base em resultados e ações concretas.
São mais emocionais nas suas decisões financeiras.
Por exemplo, elegem gestor de conta com base na empatia.

Gastam mais dinheiro, essencialmente em compras de valor superior, mas menos tempo, compram apenas o que é necessário.
Mulheres têm mais prazer nas compras e demoram mais tempo a fazê-las.

Presumem por razões de educação e culturais, gerir melhor o dinheiro do que ninguém.
Sentem necessidade de formação e informação sobre dinheiro.

Responsáveis pelas compras de valor mais elevado.
Responsáveis pelo orçamento doméstico.

Doações: podem ser baseadas numa necessidade de status.
Doações baseadas na necessidade de ligação pessoal.



Mas será que somos assim tão diferentes?

Ambos gostamos de comprar.
A diferença está na forma como se vai às compras e no tipo de coisas que se adquire.
A ideia de que as mulheres são mais consumistas do que os homens não passa de um mito.
As mulheres vão muitas vezes às compras, é verdade, mas isso acontece sobretudo porque tudo o que é necessário comprar e está relacionado com a casa e com os filhos é feito por elas.
As mulheres compram mais coisas mas de valor mais reduzido.
Os homens, regra geral, quando vão às compras é para comprarem algo de que precisam, entram na loja compram o que desejam e após se desligam das compras.

1535