De modo simples e resumido podemos definir o fluxo de caixa como a diferença na quantidade de dinheiro disponível no início de um período (saldo inicial) e o valor no final desse período (saldo final).

Fluxo de caixa é muito mais que medir entrada x saída

O fluxo de caixa é o mapa que mostra a trajetória financeira em um determinado período, abordando como a empresa recebe dinheiro a partir de suas vendas e investimentos, bem como as formas em que ela gasta dinheiro em despesas operacionais, investimentos de capital, impostos e juros.
Em outras palavras, o fluxo de caixa é mais do que apenas medir entrada x saída.

Os fluxos de caixa geralmente flutuam em um determinado período, normalmente um mês, trimestre ou ano, e pode ser negativo ou positivo.

O fluxo de caixa de uma empresa está associado a 3 tipos de atividades:

Fluxo de caixa operacional

Refere-se ao fluxo de caixa gerado pelas operações de uma empresa, como por exemplo, receitas, custos, despesas administrativas, etc.
O fluxo de caixa operacional está diretamente ligado a demonstração de resultados (DRE) e variação no capital de giro.

Fluxo de caixa financiamento

Atividades de financiamento são as formas de obter recursos e repagá-los, como por exemplo, um empréstimo, um aporte de capital, pagamento de uma dívida, etc. O fluxo de caixa financeiro está diretamente ligado à como a empresa financia suas necessidades por recursos e paga suas obrigações com investidores e bancos.
Há duas fontes de financiamento possíveis: dívida e patrimônio líquido.

Fluxo de caixa investimento

Atividade de investimento são formas de a empresa alocar recursos em ativos que trarão benefícios futuros, como por exemplo, um novo equipamento, capital de giro, pesquisa e desenvolvimento, a compra de outra empresa, etc.
Os investimentos geram o aumento de um benefício/lucro.

Ter em mãos um fluxo de caixa, permite que você saiba como esta a situação financeira de sua empresa em um determinado período.

“A receita é vaidade, o fluxo de caixa é sanidade, mas o dinheiro é o rei.”

3516