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Por que a sua empresa existe?

Ou seja: qual é a sua missão, a finalidade da atividade desenvolvida?

Refletir sobre o conquistado

A situação real da empresa se revela a partir de um balanço honesto.
Os dados de desempenho são uma fonte básica para o planejamento e devem incluir faturamento, lançamento e cancelamento de produtos, ações de marketing etc.
A partir desse retrato, definem-se as lições a tirar dos resultados obtidos, positivos ou não.

Objetivos

Os tomadores de decisão os sócios ou os gestores de cada setor, reúnem-se para discutir os objetivos empresariais e o papel de cada profissional.
É necessário ainda considerar as alternativas de ação diante de fornecedores e clientes.

Estratégias

Ainda com a participação de todos os setores da empresa, e levando em conta as sugestões de cada um, passa-se a considerar as novidades do cenário para traçar estratégias.
Existem novas oportunidades no mercado e iniciativas que venham a atendê-las?
Entre os produtos ou serviços da empresa, quais ficaram ultrapassados ou precisam ser reformulados?



Estabeleça metas

Uma vez delineada a visão do futuro, é hora de estabelecer as metas, contemplando faturamento, produtividade e novos projetos.
Os objetivos devem ser definidos com base na realidade, mas de uma perspectiva “macro” o desenvolvimento detalhado fica a cargo de cada área.

Proponha caminhos

Com metas e projetos definidos, resta decidir como concretizá-los.
O planejamento deve ser desdobrado e prever as ações mês a mês.
Um método bastante utilizado, que tem como principal vantagem o dinamismo, é aquele em que o executivo principal atribui dois objetivos para cada gestor de área, e estes propõem mais dois compromissos para si mesmos.

Valide objetivos

A cada três meses, pelo menos, as metas precisam ser revisitadas à luz dos resultados obtidos no período.
Existem softwares e ferramentas que ajudam a organizar essa comparação.
É importante se guiar pelos indicadores adotados no início do ano, como a porcentagem decrescimento prevista ou a conquista de novos clientes.
O trabalho de validação das metas é feito ao longo do ano todo e pode ser considerado uma pré-elaboração do ano seguinte.

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