empresa, empresarial, financeiro, gerenciamento, planejamento, planejar,

Uma empresa precisa de gerenciamento, de coordenadas básicas, de liderança e algum centralismo para poder funcionar.
O mesmo ocorre com nossas vidas, que também precisam de planejamento e coordenação.

Assim como as divisões e departamentos, que administram ou executam os diferentes tipos de serviços, nossos anseios, sonhos, projetos e planos, precisam ser adequados a uma logística, a uma escala de valor e de prioridades.
Sem isso corremos o risco de viver como navios jogados num mar revolto.
As águas agitadas nos atingem e nós naufragamos.

Ter consciência dos seus ideais, objetivos e realizar a gestão da sua vida é a chave para o sucesso, para o êxito do seu empreendimento chamado vida.
Sem o gerenciamento, qualquer medida será válida e todas as opiniões serão vistas como uma ditadura de um argumento.
O que opinião e argumento são coisas distintas, todos sabemos, mas quando não há gerenciamento, qualquer coisa dita e feita, é válida e com o tempo isso torna-se o grande precipício de qualquer empresa.

Quando não centralizamos as ações e desfragmentamos aos demais setores, cada setor acaba tornando-se uma ‘outra empresa’, levando a mesma ao caos.
As escolhas precisam ser orquestradas e afinadas com um centro organizado e regulador.
O funcionamento básico de toda empresa depende dos fatores básicos acima citados.
Sem eles, qualquer medida é inválida.


A coordenação das funções, levando em conta a metáfora da orquestrada deve ser afinada aos nossos planos e ações cotidianas de curto, médio e longo prazo.

Planejamento

Pra estarem afinados, cada setor, de modo independente, deve saber o seu lugar, não interferindo no outro, mas, sendo um complemento ao outro, entrando e saindo quando o maestro pedir educadamente, com os leves gestos, regendo uma grande sinfonia.
Somente com essa postura de respeito equivalente, e lugar equivalente, que uma empresa consegue prosperar.

Conseguiram perceber a relação do planejamento empresarial com nossas próprias vidas, e vou além, com tudo ao nosso redor?
Tudo é organizado e bem alinhado.
Os dados estão ai, nós é que somos responsáveis por eles, para que possamos afinar a nossa orquestra.
Se queremos mais agressiva, ou mais lenta, mais rápida e mais suave. Os tons são múltiplos, nos cabe nessa palheta organizá-los de forma concisa.

Então vamos planejar, afinar nossos instrumentos e tocar a mais bela canção dos nossos negócios, pois assim como a vida, a canção possui nuances que mudam e mesmo assim todos sabem para onde ir, pois estão organizados para responder a essas mudanças.

370